quinta-feira

Sistema Common Rail

Desenvolvido pela Bosch, o sistema Common Rail, foi apresentado pela Fiat para veículos com motores de ciclo diesel.

Esse sistema é composto de uma bomba de alta pressão, podendo ser elétrica ou não, que irá alimentar um acumulador chamado Rail.

Entender seu funcionamento é bem simples: o combustível viaja dentro do reservatório, ou tanque e é conduzido pela bomba de baixa pressão até a bomba de alta pressão. Quando ele chega a mais ou menos 1600 BAR é direcionado para o Common Rail, onde fica aguardando que a central eletrônica libere a passagem de algum injetor para que o diesel possa entrar na camara de combustão e encontrar o ar sob pressão e elevada temperatura, dessa forma, o diesel é atomizado, entra em combustão e é elimiminado pelo escapamento.

Todo esse processo envolve uma série de cálculos e parâmetros que são monitorados pela central eletrônica do motor.

Por meio de vários sensores, é possível gerenciar todo o funcionamento do motor, diminuindo a possibilidade de falhas e garantindo que o veículo trabalhe nos parâmetros estipulados pelo fabricante, o que ajudou muito em relação a adequação dos produtos às novas normas de emissões de poluentes, já que nos modelos mecânicos anteriores isso não era possível.

O sistema Common Rail, foi rapidamente aceito no mercado pela maioria dos fabricantes de motores devido a suas vantagens sobre os sistemas mecânicos anteriores. Entre elas a facilidade de instalação de um único sistema em vários tamanhos de motor, pois sua adaptação é muito simples; a rapidez no momento da montagem do veículo, reparo simplificado, pois basta trocar a bomba, o injetor, o sensor ou qualquer outro componente atuador, entre outros.

Porém para análise e reparação correta desse sistema, é necessário uma equipe qualificada e equipamentos modernos que darão rapida e precisamente o diagnóstico do veículo.

Tudo isso é disponibilizado pela Coel para nossos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário